Palestrantes

Adriana Dragone

Pós-doutora pelo Teachers College, Columbia University, Estados Unidos. Doutora e mestra em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, na linha de Políticas Educacionais. Coordenadora do grupo Laboratório de Dados Educacionais e do Projeto SimCAQ. 

 

 

Alessandra Gotti

Advogada, mestre e doutora em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Titular do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Presidente-executiva do Instituto Articule. Participou do grupo de trabalho interinstitucional sobre educação infantil e foi consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

É sócia efetiva do Todos pela Educação e foi consultora no Programa Justiça pela Qualidade na Educação. Autora das obras “Direitos Sociais, fundamentos, regime jurídico, implementação e aferição de resultados” (Editora Saraiva, 2012) e “Direitos Sociais: eficácia e acionabilidade à luz da Constituição de 1988” (Editora Juruá, 2005), além de colaboradora em diversas outras publicações e colunista na revista Nova Escola sobre direito e educação. Diretora institucional e sócia de Hesketh Advogados.


 

 

Anderson Soares

Professor e coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

 

Cláudia Costin

Fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Foi diretora global de educação do Banco Mundial e membro da comissão global sobre o futuro do trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, lecionou na PUC-SP, no Instituto de Ensino e Pesquisa e na Escola Nacional de Administração Pública, no Canadá. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo, comentarista-especialista em educação para a CNN Brasil e cofundadora do movimento Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida, da Unesco, e o Conselho da Qatar Foundation.

 

 

 

Cláudio Couto Terrão

Mestre em direitos fundamentais pela Universidade de Lisboa (2014) e bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (2000) e em ciência da computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Extensão em administração pública, fiscalização e direito do trabalho no Curso de Formação do Ministério do Trabalho pela Universidade de Brasília (1996). Conselheiro efetivo do TCE-MG desde 2010, onde, atualmente, é vice-presidente e já exerceu as funções de corregedor (2013-2014) e ouvidor (2011-2012). Membro efetivo do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (2008-2010) e do Ministério Público de Contas (MPC) dos Municípios do Estado de Goiás (2008). Procurador federal da Advocacia-Geral da União (2000-2008), auditor fiscal do Ministério da Previdência Social (1998-2000) e do Ministério do Trabalho e Emprego (1996-1998), auditor tributário do município de Recife (1996), técnico do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (1993-1996) e militar especialista em aeronaves do Ministério da Aeronáutica (1985-1992). 

Diretor de controle externo da Atricon do Brasil (2014-2015 e 2016-2017) e presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (2013-2014). Coordenador-geral de cobrança e recuperação de créditos da Procuradoria-Geral Federal (PGF) da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília (DF), responsável pela unificação dos sistemas de dívida ativa de todas as autarquias e fundações federais e pela transição da dívida ativa do Instituto Nacional do Seguro Social para a Procuradoria da Fazenda Nacional, em virtude da criação da Receita Federal do Brasil (2007). Procurador-chefe da PGF da AGU, em Pernambuco, responsável pelo gerenciamento e pela cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (2001-2003 e 2004-2006), e coordenador-geral de matéria tributária da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social, em Brasília (DF), responsável pelo gerenciamento e pela orientação jurídica em matéria tributária e pela cobrança da dívida ativa da autarquia federal (2003-2004).


 

 

Edson Ferrari

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela UFG, com pós-graduação em Marketing pela Faculdade Cambury. É graduado, também, em Direito pela PUC-GO. Atuou como jornalista na TV Goya, Folha de Goyaz, Rádio Executiva, Rádio Clube e TV Brasil Central. Ocupou o cargo de auxiliar de serviços administrativos na Prefeitura de Goiânia de 1976 a 1981 e foi funcionário do BEG de 1988 a 1996. Foi, também, secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação do Governo Henrique Santillo, de 1987 a 1989; conselheiro fundador da Fundação Leide das Neves; assessor de gabinete do Ministro Henrique Santillo; chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Goiânia (1997 a 1998) e secretário particular do governador Marconi Perillo, de 1999 a 2004. É conselheiro do TCE-GO desde fevereiro de 2004. Em 2007, assumiu a presidência, sendo reeleito para a gestão de 2008. Foi presidente também na gestão 2011-2012, e reeleito para as gestões 2013-2014 e 2021-2022. 

Élida Graziane 

Livre-docente em Direito Financeiro pela USP. Doutora em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Procuradora do MPC-SP. Professora da FGV

 

 

Fernando Filgueiras

Professor associado da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFG. Professor do Programa de Doutorado Profissional em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Professor afiliado no Ostrom Workshop on Political Theory and Policy Analysis, Indiana University. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Democracia Digital, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Entre suas obras, Governance for the Digital World - Nem More State Nem More Market (Palgrave, 2021), com Virgilio Almeida.

 

Guilherme Lichand

Professor de Educação na Universidade de Stanford e de Economia do Bem-estar e Desenvolvimento Infantil na Universidade de Zurique. É PhD em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard. É também é um especialista em inovação social na Rede de Especialistas do Fórum Econômico Mundial (FEM).

 

 

Haroldo Correa Rocha

 

Economista, foi Secretário Executivo da Educação do Estado de São Paulo (2019/2021) e Secretário de Educação do Espírito Santo (2007/2010 e 2015/2018). Sob sua gestão, Espírito Santo foi o estado que apresentou o melhor nível de aprendizagem no Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), 2017. Foi ainda presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Secretário de Planejamento de Vitória-ES, Diretor Superintendente do Instituto Jones dos Santos Neves e professor e pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. 

 

 

Mariza Abreu 

 Graduada em História e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora da educação básica, privada e pública, secretária municipal e estadual de educação. 

Consultora legislativa na área da educação da Câmara dos Deputados, concursada, hoje aposentada. Consultora na área da educação da Confederação Nacional de Educação (CNM) e de outras instituições. 

 

Olavo Nogueira Filho

Olavo Nogueira Filho é formado em Administração pela Universidade de Notre Dame (EUA) e mestre em Gestão e Política Pública pela Fundação Getulio Vargas. 

Já ocupou posições de liderança na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e é hoje Diretor Executivo do Todos Pela Educação. 

É autor do livro "Pontos Fora da Curva: por que algumas reformas educacionais são mais efetivas do que outras", pela Editora FVG (2022). 

Rodrigo Coelho 

Vice-presidente do TCE-ES biênio 2022-2023. Contador e Pós-graduado em Gestão Pública. Tornou-se Secretário Municipal de Governo de Cachoeiro de Itapemirim em 2009, coordenou o Orçamento Participativo, reestruturou a Defesa Civil Municipal e implementou o Escritório de Gestão de Projetos Prioritários (EGPP). Em 2011, assumiu a então Secretaria de Estado de Trabalho Assistência Social e Direitos Humanos. Em 2013 e 2014  exerceu o mandato de deputado estadual. Em 2016 assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. Em 2017, retomou o mandato de deputado estadual e as atividades na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação, Presidente da Comissão de Assistência Social e Presidente da Comissão de Educação, além de ter exercido a liderança do governo de 2017 a 2018. Conselheiro Diretor da Escola de Contas Públicas "Conselheira Mariazinha Vellozo Lucas" biênio 2018-2019. Conselheiro Corregedor do TCE-ES biênio 2020-2021.

Silvio Sallum

Graduado em Economia pela University of Virginia (EUA). Especialista em Estatística pela UFMG e mestre em Economia pela UFSC. Auditor Fiscal de Controle Externo no TCE-SC.